BW Expo, Summit e Digital 2020 recebe etapa do desafio estudantil de mobilidade a hidrogênio

PRESS RELEASE

BW EXPO, SUMMIT E DIGITAL 2020 RECEBE ETAPA DO DESAFIO ESTUDANTIL DE MOBILIDADE A HIDROGêNIO

Sobratema

 

SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge conta com oito equipes de universidades de todo o país

A BW Expo, Summit e Digital 2020 recebe uma nova etapa do desafio estudantil para a construção de pequenos veículos movidos à célula a combustível do tipo Baja e Fórmula SAE: o SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge. O painel de abertura foi realizado ontem, dia 17 de novembro, por meio do Núcleo Temático Transformação Energética – Hidrogênio. Para acessar o evento,  basta acessar este link.

Conforme explica Monica Saraiva Panik, curadora do Núcleo, a iniciativa pioneira e inovadora promove a capacitação de estudantes de engenharia para as tecnologias do hidrogênio e célula a combustível e o intercâmbio entre as equipes e especialistas da indústria automotiva nacional e internacional.

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq), Evaldo Vilela, ressaltou que essa iniciativa tem uma relevância muito grande quando coloca em contato estudantes com engenheiros, profissionais nacionais e internacionais em áreas extremamente importantes no Brasil, que são as novas fontes de energia e mobilidade. “São duas áreas de futuro, onde precisaremos de estudantes habilitados, que amanhã se tornarão engenheiros”, disse. Para a importação das stacks (pilhas de célula a combustível) doadas pela Ballard, o apoio do CNPq foi essencial, por meio do Programa Importa Fácil Ciência. “Ele está à disposição de toda a sociedade brasileira e tem como base a renúncia fiscal, quando os equipamentos são destinados à pesquisa científica e tecnológica”.

Já o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, ressaltou a alegria pela oportunidade de aproximar a Anfavea do meio acadêmico, a fim de estimular a criação de um ambiente de cooperação e troca de experiência de suas empresas e as universidades. “Esse evento possui um significado especial para a indústria automotiva porque agrega grupos de estudantes de vários estados do Brasil, que decidiram usar seu talento e sua criatividade para produzir soluções para um tema tão atual e importante que é a compatibilização de sistemas de propulsão e meio ambiente”. A seu ver, o trabalho realizado possui aplicação no presente, uma vez que estão sendo oferecidas respostas para um movimento de mudança que a sociedade quer agora, que é energia limpa, abundante e barata.

Monica apresentou as empresas apoiadoras – Air Products, Siemens Automotive, SEG Automotive e WEG Equipamentos Elétricos – que doaram equipamentos, componentes, software e apoio de engenharia para as oito equipes participantes: UNICAMP Baja SAE (Universidade Estadual de Campinas), Minerva Baja (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fórmula FEI H2 (Centro Universitário FEI), Mauá Racing (Instituto Mauá de Tecnologia), Cheetah E-Racing UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), Baja UFABC (Universidade Federal do ABC), B’Energy Racing (Centro Universitário Facens) e TEC H2-Racing (SENAI CIMATEC).

A solenidade teve ainda os depoimentos de Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE Brasil, Silvano Pozzi, Diretor da Linha de Produtos e Estratégia de Novos Produtos da Ballard Power Systems, e Dante Hollanda, da Coordenação-Geral de Estratégias e Negócios da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), idealizadora da BW.

Também participaram com depoimentos o pool de empresas do setor automotivo do Programa Adote uma Universidade: Mercedes-Benz, Volkswagen, General Motors, Ford, AVL South America e Semcon do Brasil.

Nesta quarta, dia 18, serão apresentadas as equipes e seus veículos, 4 Bajas e 4 Fórmula SAE elétricos a hidrogênio, bem como o grupo técnico da SAE Brasil. No dia 19, serão anunciadas as equipes vencedoras das etapas digitais e do Challenge Virtual, e será realizado o sorteio dos pares entre as indústrias as universidades do Programa em parceria com a ANFAVEA “Adote uma Universidade”.

Totalmente virtual, com transmissão pelo site oficial, a BW conta com mais de 100 horas de conteúdo, atividades interativas, ações de relacionamento e de negócios e exposição de produtos, serviços e tecnologias. A programação tem palestras, webinars e debates relacionados ao nove Núcleos Temáticos: Agronegócio Sustentável, Conservação de Recursos Hídricos, Construção Sustentável, Economia Circular, Reciclagem de Resíduos na Construção, Resíduos Sólidos, Transformação Energética – Hidrogênio, Valorização de Áreas Degradadas e Waste-to-Energy.

 

Serviço

BW Expo, Summit e Digital 2020

Data: 17 a 19 de novembro

Horário: a partir das 14h00

Informações, inscrições e programaçãowww.bwexpo.com.br

 

Imagens relacionadas

Painel de abertura do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge na BW Expo, Summit e Digital 2020
Painel de abertura do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge na BW Expo, Summit e Digital 2020
Crédito foto: Divulgação
baixar em alta resolução
###

Para mais informações sobre este release, por favor ligue para Mecânica De Comunicação Estratégica no telefone (11) 3259-6688/1719 ou pelo e-mail meccanica@meccanica.com.br

SãO PAULO -
CLOSE
CLOSE
Open chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?