Educador José Pacheco fala na 11ª Jornada de Qualificação das Franquias do Florescer

PRESS RELEASE

EDUCADOR JOSé PACHECO FALA NA 11ª JORNADA DE QUALIFICAçãO DAS FRANQUIAS DO FLORESCER

Estarão no evento representantes das franquias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Maringá e Ribeirão Preto

Pedagogo José Francisco Pacheco

                                                                         Crédito foto: Escola da Ponte

O Florescer, um dos programas de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon, realiza a 11ª Jornada de Qualificação das Franquias Florescer nos dias 23 a 25 de outubro, na Casa Florescer do site Forqueta, junto à Fras-le. O objetivo é promover a qualificação na área da Espiritualidade e trocas de experiências em Educação e Terceiro Setor.

A abertura das atividades será no dia 23, às 8h, pela diretora-presidente do Instituto Elisabetha Randon – IER, Maurien Randon Barbosa, juntamente com a coordenadora do Programa Florescer, Cristina Fadanelli, tendo como público-alvo educadores sociais, equipes técnicas e dirigentes das franquias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Maringá e Ribeirão Preto.

Convidado especialmente, o educador, pedagogo e autor de livros sobre educação, José Francisco de Almeida Pacheco, ministrará  a partir das 13h40min do mesmo dia, palestra sobre “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”, na qual abordará a filosofia de trabalho com os jovens,  enfatizando aspectos  importantes na formação do ser humano a partir da  motivação dos beneficiários do programa.

Nascido na cidade do Porto, em Portugal, foi o mentor naquele país da “Escola da Ponte”, ainda nos anos 1970, propondo uma escola sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno, por considerar que a aula tradicional havia se tornado um sistema obsoleto de reprodução de conteúdo, esquecendo seu principal objetivo educacional: a humanização do indivíduo.

Desde 2017, Pacheco é colaborador voluntário no Projeto Âncora, em São Paulo, que segue o método de ensino da “Escola da Ponte”. Atualmente é diretor pedagógico da EcoHabitare, empresa social que promove iniciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem.

Ainda no dia 23, das 19h30 às 22h, o pedagogo fará palestra no Teatro da Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, em Caxias do Sul. Os ingressos, voltados a professores, estudantes e comunidade podem ser adquiridos  pelo link https://www.sympla.com.br/educacao–projeto-de-vida-com-o-prof-jose-pacheco__364403 . Informações com o Instituto Formação (54) 9.9600-6070.

O círculo de palestras da Jornada de Franquias do Florescer prossegue no dia 24 com apresentações de Leonardo Borges, CEO da Ellebê – Treinamento em Gestão, criador e gerenciador do aplicativo Minha Escola  e professor de Estratégias Empresariais da FGV, que falará sobre Inteligência e Gestão do tempo, e de Frei Jaime Bettega, formado em Filosofia, Teologia e Administração de Empresas, com Especialização em Recursos Humanos, Mestrado e Doutorado em Administração – UCS, onde também é professor, que abordará o tema Espiritualidade e o quanto ela pode ser envolvida no cotidiano, principalmente nas relações e no equilíbrio emocional. Bettega é o fundador e coordenador do Projeto Mão Amiga, que auxilia crianças carentes em Caxias do Sul.

No dia 25 será a vez do sociólogo Léo Voigt apresentar as características de formação do Terceiro Setor no Brasil. Formado em Sociologia, mestre em Ciências Políticas pela UFRGS e professor universitário, Voigt é especialista em diversos temas referentes a movimentos sociais, sociedade civil e defesa de direitos básicos.

fróes,berlato associadas

Coordenação/Porto Alegre: Gladis Berlato: gladis@froesberlato.com.br (51-3388.6848)
    Em Caxias do Sul: Régis Vargas: regisvargas.news@gmail.com  (54-999751961)
Em São Paulo: Mecânica de Comunicação: meccanica@meccanica.com.br (11-3259.1719)

###

Para mais informações sobre este release, por favor ligue para Mecânica De Comunicação Estratégica no telefone (11) 3259-6688/1719 ou pelo e-mail meccanica@meccanica.com.br

SãO PAULO -

Contato de Imprensa

  • Mecânica de Comunicação Estratégica
  • (11) 3259-6688/1719